mel Ai, não! Para, congela
Essa é a história de Tony, um professor que se vê envolvido em um assassinato e acaba como alvo do assassino, e Mac um detetive da divisão de homicídios.
Tony quase vê um assassinato ser cometido, e a palavra-chave aqui é QUASE, ele não vê absolutamente nada mas, quem diz que o assassino acredita nisso? Esse é o ponta pé inicial para essa história envolvente, e também é assim que ocorre o primeiro encontro entre os personagens principais, o detetive Jared MacLean(Mac) se impressiona quase imediatamente com a beleza de Tony mas, Mac está muito fundo no armário para agir sobre sua atração para o belo professor, então Tony que de bobo não tem nada(ele não ía deixar o bofe escapar tão facilmente, né!?) toma a iniciativa depois de sofrer um ataque por parte do assassino.
Gente, que ideia foi aquela de beijar o detetive(adorei) sem ter nenhuma indicação se o cara era gay? o que o Tony estava pensando? Ele se arriscou demais, e se o Mac se sentisse ofendido e partisse pra cima dele? Eles não poderiam nem mesmo ser amigos, ainda bem que deu certo, e Mac acordou pra vida!
Eu adoro histórias assim, com personagens realísticos e bem comuns, sinto como se eles estivessem ali ao meu lado narrando a história. Se a intenção da autora era escrever um romance que não fosse todo meloso e tão doce que o leitor tivesse que sair correndo pra fazer um exame de glicose assim que acabasse de ler, ela pode comemorar, pois atingiu seu objetivo. Lições de Vida é tudo, menos um romance água com açúcar, ele tem os ingredientes na dose certa para prender o leitor, tem mistério, ação, romance, drama e um pouco de humor.
Agora vou analisar alguns trechos que realmente me intrigaram ou deixaram pontas soltas inexplicáveis, porque nada é perfeito e esse livro não é uma exceção.
“Agora,” Mac disse, quando a história básica estava coberta, “Conte-me sobre Brian Westin. Você não tem nenhuma dúvida de quem seja o homem morto?
Ai, não! Para, congela! Essa não foi a pergunta mais inteligente que um detetive poderia fazer a uma testemunha que trabalha diariamente com a vítima, como ele pôde até mesmo supor que o Tony não saberia com exatidão a identidade do cara? Quer dizer, ambos eram professores que davam aula na mesma escola durante o mesmo período, e para completar, além disso tudo, ele já ouviu falar em reunião de professores?
Outro ponto que me chamou a atenção é que Tony passa por todas as agruras de assistir um outro professor morrer em seus braços, ser ameaçado e caçado pelo dito assassino que acreditava ser ele uma testemunha, e em nenhum momento ele dá um telefonema para acalmar seus familiares e amigos que muito provavelmente souberam de tudo através do noticiário. Se ele fosse da minha família e o assassino não o matasse, depois disso eu mesma faria, que porcaria de falta de consideração é essa com os pais, que pra piorar moram em outro estado então não poderiam simplesmente entrar no carro e ir verificar como ele estava pessoalmente? Se ele fosse filho da minha mãe ou meu com certeza seria um homem morto logo depois de ter certeza de que ele estava inteiro.
E o Mac então? Além dele se enfiar no armário(arrastando o Tony com ele) e ficar lá no fundo se fingindo de morto, passa quase o tempo todo do início do relacionamento com Tony com medo da prima(foi só eu que tive vontade de matar a vadia preconceituosa?) que toma conta da filha dele descobrir que ele é gay e resolva tirar-lhe a guarda da menina por isso, ALOOOU, ele é um policial caramba, será que ele nunca ouviu falar de leis? Advogados? Direitos paternos? Constituição? Será que ele não enxerga o risco à que ele está expondo a filha? Ela pode acabar como uma barata de igreja preconceituosa como a referida ‘dama’ por pura covardia dele, que pai gay quer que sua filha seja homofóbica? Sem falar que a mulher ainda fica tentando jogar a menina contra o pai, falando mal dele para ela, jogando suas amarguras e frustrações na pobre criança. Mas Mac tem tanto medo que alguém descubra seu grande segredo, que ele nem consegue raciocinar direito, ele acredita fielmente que vai perder a filha e o emprego, que a terra vai sair do eixo e que todos vão tratá-lo como se ele tivesse alguma doença altamente contagiosa, o nome disso? COVARDIA.
Nem vou comentar a falta de sofrimento de Tony com a morte do amigo, sendo que o coitado morreu no lugar dele, se fosse comigo eu levantava do túmulo só pra questionar que porra de amizade era essa, eles eram melhores amigos e além do Tony guardar segredos sobre o relacionamento com o policial ele também não dá mais que dua lágrimas pelo assassinato do amigo? Eu que não ía aceitar isso calada, voltava só pra assombrar o cara.
Mas são exatamente essas coisinhas que transformaram o livro em um bom livro, tudo isso que comentei de forma alguma prejudica a história, pelo contrário, torna-a verídica, nos inspira a participar da trama, nos faz sentir o batimento cardíaco dos personagens, sua respiração, seu suor, e nos torna voyeurs nas cenas quentes.
Eu gosto de livros assim, vivos e pulsantes, que me fazem prender a respiração nos momentos de tensão. Recomendo a quem não leu ainda Lições de Vida que o façam imediatamente, nem que seja para discordar do que eu disse aqui.
Esse foi só o primeiro livro, aguardem mais vindo por aí e não deixem de comentar, beijos e até o próximo.
Livro resenhado: K.H - LIÇÕES DE VIDA 01 –LIÇÃO DE VIDA
.jpg)
Ótima resenha Ione. Bem sincera. Realmente traz interesse para o livro. Abs
ResponderExcluirEu ri muito enquanto lia sua resenha ficou muito boa, e também voltava para pegar o pe do cara, que isso eu morri e ele chore meia lagrima, ninguem merece
ResponderExcluirE aí o que acharam? Eu adorei fazer essa resenha gente, espero que vocês gostem
ResponderExcluirIone você deu um show. A resenha ficou ótima, quem ainda não leu, ficará bastante curiosa para ver o desfecho dessa história. Parabéns
ResponderExcluirMuito boa Ione, super bem escrito, deu vontade de ler o livro todo de novo, que eu adoro!!! quem não leu está perdendo uma linda estória.
ResponderExcluirMuito boa Ione, super bem escrito, deu vontade de ler o livro todo de novo, que eu adoro!!! quem não leu está perdendo uma linda estória.
ResponderExcluirIone adorei a sua resenha, está muito boa a sério.
ResponderExcluirO livro é muito bom.
Oi Ione,
ResponderExcluirMinha linda, você tem o dom!!! A resenha ficou maravilhosa. Juro que se não tivesse feito a revisão deste livro iria correndo baixá-Lo!!!Alias sou meia suspeita para comentar sobre a historia!! Amei do principio ao fim, mesmo com todas as discrepâncias e olha que quando comecei a fazer a revisão achei que não iria gostar! Acredita? Como você disse este é um livro vivo, pulsante e em grande parte isto se deve aos seus personagens, personagens estes que podem ser um amigo ou até mesmo um familiar. E o outro grande trunfo do livro é o modo como a história é conduzida. A autora coloca o leitor como o personagem de "Janela Indiscreta", ao acompanhar a historia, você se sente como um terceiro personagem e vê a historia desenrolar na sua frente. Amo livros assim...rsrsrs. Mais uma vez parabéns pela excelente resenha.
PS1: Minha irmã leu a resenha e tb amou :) Nas palavras dela o que tornou a resenha especial, foi o fato de você tê-la transformado em algo pessoal. Show de bola!!!
Beijos,
Lily
Recenha super original. rs,rs
ResponderExcluirIone Parabéns.
Espero que gostem do livro assim como da recenha.
Beijos...
Obrigada meninas, Babi que saudade anjo! Obrigada, as palavras de vocês me enchem de orgulho, orgulho por meu trabalho, orgulho pelas amigas que fiz aqui, orgulho pela resenha que me deu prazer em fazer e eu me diverti aos montes fazendo. É muito gostoso fazer um trabalho ver que não agradou apenas a mim. Obrigada mais uma vez, vocês são d+++++
ResponderExcluirOI adorei .QUAL É O LIVRO ,ñ li ms deu uma curiosidade para ler ,parece mt bom.Qual é ,qual é please.bj
ResponderExcluirÓtima resenha Ione como disse a paty bastante realista se eu não tivesse lido esse livrinho estaria com água na boca somente pelas suas palavras .... ansiosa pela próxima ....
ResponderExcluirPra quem perguntou, o livro é Lições de Vida - Kaje Harper, tem na biblioteca lá em cima, boa leitura!
ResponderExcluirEu li resenha vc me levou pra dentro da história ficou linda, viva quero mais bjs Ione
ResponderExcluirIone parabéns a resenha ficou incrível vou ler, tenho ele mais não tive tempo de ler ainda. bjs
ResponderExcluirIone, agora sim, posso comentar sua resenha. Ficou ótima, vc tem talento pra 'coisa'. Parabéns.
ResponderExcluirBjs.
Olá, para quem leu os três livros postados no blog, a resenha ficou muito mais especial. Mas descobri que tem mais dois livros sobre Tony e Mac: 'Lições de Vida 1,8 - Getting it right' (publicado em 10.fev.12) e 'Lições de Vida 3: Home work' (previsto para agosto.12). Vamos ter o prazer de encontrá-los aqui?
ResponderExcluirParabéns pela trabalho maravilhoso de todas vocês, que nos propiciam muitas e muitas horas de diversão.
Abraços
Isabel
Isabel nos ja publicamos o 1.2 = http://membookss.blogspot.com.br/2012/03/kh-licoes-de-vida-12-e-para-todos-uma.html
ResponderExcluire Eu to roendo as unhas esperando o 3 ja descobri no site da autora que terá o 4 e talvez o 5 meu sonho.
Beijos
Laura, olá.
ResponderExcluirObrigada pela resposta. Mas o livro que eu citei - publicado em fev - é sobre o dia dos namorados e se você procurar no blog da autora, ele está disponível para leitura.
Esperarei ansiosa pelo trabalho de vocês...
Um abraço
Isabel
Isabel